Clicky

GESTÃO

eSocial mantém obrigação para o Simples, mas adia envio das pessoas físicas

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/06/2021 ... Convergência Digital

Enquanto aguarda a publicação do novo calendário do eSocial – e especialmente o início das operações com a versão simplificada do sistema, o governo soltou um comunicado de que estão suspensos alguns dos envios previstos para este mês de junho.

“Os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), previstos para o mês de junho, ficam automaticamente adiados, uma vez que somente serão recebidos na nova versão.”

Adicionalmente, “o mesmo se aplica para o envio dos eventos de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), previsto originalmente para o mês de maio/2021, cuja entrada também está vinculada à nova versão S-1.0”.

Como ressalta o comunicado, “para as empresas do 3º Grupo de obrigados ao eSocial (empregadores pessoas jurídicas), o envio de folha para a competência maio/2021 está mantido”. É que as empresas do Simples devem alimentar os dados na versão original do eSocial.

No caso dos eventos de SST e os dados de folha para os empregadores pessoas físicas, a retomada dos envios depende da publicação do novo calendário. Uma minuta de portaria já está pronta, aguardando assinatura. O que significa que a publicação é esperada para qualquer momento.

A versão simplificada do eSocial está pronta e tinha previsão de início de operação em meados de maio. Mas houve um pedido da Dataprev para adiar a data porque a estatal não conseguiu realizar a integração dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais ao novo sistema. Há alguma expectativa de que isso possa acontecer em julho. Mas o novo calendário de envios de SST só deve ser retomado a partir de outubro.


Com ajuda da IA, Vivo quer recondicionar 1,5 milhão de modems e decodificadores até dezembro

A Vivo recolhe e recupera mais de 100 mil destes equipamentos por mês, que passam por atualização de software, reparos técnicos e estéticos.

Governo indica que vai pagar aluguel para quem comprar sala limpa do Ceitec

MCTI também sugere corte nos recursos para a Organização Social que vai ficar com a propriedade intelectual da estatal liquidada, R$ 30 milhões por ano estimados inicialmente já caíram para R$ 20 milhões.

Governo projeta substituir 53 mil servidores por robôs em 2030

Em 2040, mais de 68 mil servidores aptos a se aposentar poderão ser substituídos pela automação. Em 2050, poderão ser mais de 90 mil, segundo pesquisa feita pela Enap.

ABNT cria nova norma para combate às fraudes, pirataria e lavagem de dinheiro

Associação Brasileira de Normas Técnicas fará o lançamento no dia 07 de junho. Entidade também promove cursos de capacitação em compliance.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G