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Transformação digital: Atenção do governo ao risco de digitalizar a burocracia

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/03/2021 ... Convergência Digital

Com 1.195 serviços públicos já disponíveis totalmente pela internet, essa linha de ação na estratégia de transformação digital do governo federal segue em curso para atingir 100% de atendimentos possíveis de forma online até o fim de 2022. Mas como ressaltado pelo secretário adjunto de Governo Digital, Ciro Avelino, não se trata de transferir para a internet a mesma burocracia do mundo físico.

“O desafio é não fazer uma mera transposição do que já existe para o digital, e isso envolve se debruçar sobre as informações para que os processos sejam revistos e muitas vezes até deixem de existir. Porque às vezes a maior transformação digital de um serviço é ele deixar de existir. Sabemos que precisamos evitar a digitalização da burocracia. Esse processo envolve avaliar a própria necessidade do serviço, do valor que ele entrega à população”, disse Avelino ao participar, nesta terça, 23/3, do Brasscom TecForum 2021. 

Nas contas da SGD, até aqui a digitalização trouxe uma economia potencial de R$ 2 bilhões por ano em redução da burocracia. “Cerca de 98% de redução de custo é possível ao se adotar o atendimento digital. Não adotar hoje as ferramentas do século 21 traz muitas ineficiências”, lembrou o secretário adjunto. 

Mas se por um lado cabe avaliar o que merece ser digitalizado, também merece cuidados o uso disseminado dos dados pessoais dos cidadãos. Como afirmou Avelino, o processo incorporou como premissas a proteção de dados e a segurança da informação. E com isso, a própria interoperabilidade das bases de informações governamentais entra na equação. 

“Ainda tem muito caminho pela frente, muita coisa para ser feita. E uma das questões onde a gente precisa avançar é especialmente a governança de dados, interoperabilidade, governo aberto e proteção de dados. Hoje a gente percebe a relevância de se trabalhar proteção à privacidade e dados pessoais. Temos um ambiente com migração de muitas operações, no governo e na sociedade, aumenta a superfície de risco. Então a segurança da informação, a proteção de dados se torna requisito fundamental.”


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