Clicky

GESTÃO

Gov.br, plataforma base das assinaturas digitais, chega a 84 milhões de cadastros

Convergência Digital* ... 23/11/2020 ... Convergência Digital

A plataforma digital do governo federal, Gov.br, atingiu até agora 84 milhões de usuários cadastrados, segundo dados da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Essa ferramenta, como já explicado pela SGD, é a base do sistema de assinaturas digitais que permite a identificação dos cidadãos junto ao Estado. 

Nas contas da SGD, até aqui 63% dos 3,9 mil serviços públicos federais estão disponíveis em formato online. Além disso, 13 estados e 74 municípios já se integraram ao Gov.br, fazendo com que também serviços desses entes federados possam ser acessados pelo portal único, caso de pedidos de limpeza urbana e pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

“No mês de outubro comemoramos a marca histórica de mil serviços transformados para o meio digital desde janeiro de 2019. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, tornando mais simples o acesso aos serviços do governo. O Gov.br é o governo como plataforma”, comemora o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Como ressalta a SGD, a ferramenta possibilita ao cidadão o uso de apenas um login e uma senha para acessar quaisquer serviços digitais do governo federal ou de governos estaduais e municipais já integrados à solução. Trata-se da mesma credencial para entrar no Meu INSS, na Carteira de Trabalho Digital, na Carteira Digital de Trânsito, etc. 

Além desse sistema de login e senha, também pelo Gov.br será possível o cadastro com a nova “assinatura avançada”, exigida para serviços que envolvam algum grau de sigilo dos dados, e que poderá ser emitida de forma remota a partir de um sistema de identificação biométrica baseado em reconhecimento facial. 

A estratégia de governo digital é tema do 5x5 TecSummit, que acontece de 07 a 11 de dezembro, organizado pelo Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TI Inside e Teletime. A vertical governo acontece no dia 07 de dezembro é o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, já confirmou presença. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se! Participe. O 5x5 TecSummit surge como o evento de TICs do Brasil.

* Com informações do ME


Carreira
Home office disparou o custo com contas de luz, de água e de Internet

Pesquisa nacional feita pela VR Benefícios mostra que apenas 3% dos trabalhadores tiveram algum tipo de reembolso dos patrões. Os demais 97% absorveram o aumento das despesas em seu orçamento sem qualquer tipo de repasse pelas empresas.

LGPD: Minicom cria comitê gestor de proteção de dados

Grupo deverá escolher o encarregado de dados da pasta em sua primeira reunião. O prazo dado pela Secretaria de Governo Digital para a escolha do DPO é de 30 dias, a contar a partir da sexta-feira, 20/11.

Servidor aposentado fará prova de vida por reconhecimento facial

Sistema que confere ‘selfie’ com base da CNH e TSE já é usado em projeto piloto do INSS. Iniciativa vai envolver 10 mil servidores aposentados.

Receita prorroga, de novo, prazo para Serpro parar de divulgar NFEs a terceiros

Prazo vencia em julho, depois setembro, depois dezembro e agora vai até março de 2021. 

eSocial: dados da escrituração digital serão enviados em maio de 2021

Regime formaliza novo leiaute do eSocial simplificado. Prazo concedido para adequação é considerado suficiente para as empresaas se adptarem às mudanças.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G