Clicky

Justiça manda Oi devolver tarifas interurbanas em Florianópolis

Convergência Digital* ... 02/06/2021 ... Convergência Digital

A Oi deverá devolver aos usuários de telefonia fixa as diferenças de tarifa nas ligações entre o município de Santo Amaro da Imperatriz e os demais municípios da Região Metropolitana de Florianópolis, cobradas antes da edição da Resolução nº 534/2009 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso porque, antes da resolução, essas ligações eram cobradas como de longa distância, o que é ilegal, segundo acórdão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que transitou em julgado.

A decisão do TRF4 foi dada em ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina em 2010 e cuja competência foi deslocada para a Justiça Federal. Segundo a ação, àquela época, as ligações telefônicas da cidade de Santo Amaro da Imperatriz para outras cidades da mesma Região Metropolitana de Florianópolis (Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José) eram cobradas como se fossem interurbanas, assim como as ligações dessas cidades para Santo Amaro da Imperatriz.

Para o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra, a Resolução nº 373, de 3 de junho de 2004, aprovada pela Anatel, que considerou as cidades de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José como área local, o que não aconteceu com Santo Amaro, "trouxe discriminação aos consumidores residentes em seu território". Além disso, para o MPF, apesar da Resolução nº 534/2009 ter corrigido essa questão, deixando de tarifar essas ligações como interurbanas, permanece o direito ao ressarcimento das ligações cobradas indevidamente.

O acórdão do TRF4 determina que a Oi devolva as diferenças de tarifa, corrigidas monetariamente pela variação do IPCA-E, desde os pagamentos indevidos e com juros de mora de 12% ao ano, a contar da citação. Segundo a decisão, a execução dos valores deve ser promovida individualmente, por meio de cada interessado e no Juízo próprio.

* Com informações do MPF


Internet Móvel 3G 4G
Movile vai às compras com novo aporte de investidor global

Grupo global de Internet, Prosus, é o principal investidor da desenvolvedora de negócios como iFood, MovilePay, PlayKids, Afterverse, Sympla e Zoop, e completou o aporte de R$ 1 bilhão não empresa nacional. Games entram na mira.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Teles sugerem prêmio às cidades que facilitarem antenas de 5G

Ideia é copiar marco legal do saneamento e pontuar os municípios com regras amigáveis à telecom em ranking de acesso a recursos públicos e convênios. 

Anatel adia decisão sobre uso de ‘white spaces’

Proposta prevê uso secundário e por dispositivos de radiação restrita do espectro ocioso nas faixas de 54 a 72 MHz, 174 a 216 MHz, 470 a 608 MHz, 614 a 698 MHz. 

TIM convoca rivais para brigar por propaganda com Google e Facebook

Os planos de uma carteira digital única não andaram como o desejado, mas a TIM almeja uma plataforma única de publicidade. “Se nos reunirmos podemos competir com Google e Facebook em um mercado muito maior”, vislumbra o presidente Pietro Labriola. 

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G