08/06/2021 às 11:55
Internet Móvel 3G / 4G


3G tem data marcada para morrer na Alemanha
Da redação

As redes 3G envelheceram e vão sair de cena na Alamenha. A Telefonica Deutschland detalhou seus planos para o desligamento em grande escala de sua rede 3G a partir de julho. A tele é a última do país a descontinuar a tecnologia a favor do 4G e 5G. São 16 mil sites 3G que serão encerrados em fases. Para a Telefónica, o 3G ficou obsoleto.

“Essa tecnologia envelheceu, então vamos substituí-la até o final do ano”, reportou o CEO Markus Haas. “O futuro das redes digitais para empresas e consumidores pertencerá exclusivamente ao 4G e, acima de tudo, ao 5G", adicionou.

A Telefonica tem uma série de ofertas de atualização de dispositivos disponíveis para usuários da tecnologia expirada e também oferece uma troca gratuita de SIM para uma versão 4G. A ação já acontece nas rivais. A Deutsche Telecom, por exemplo, planeja desligar sua rede 3G ainda em junho. Já a Vodafone também revelou o seu cronogrma de desligamento do 3G para o final de dezembro.

No Brasil, o 3G ainda está presente em 13,5% do market share nacional, de acordo com dados da Anatel divulgados em março. Segundo a agência, o 3G tem 32,468 milhões de acessos ativos. O 2G- usado para M2M- fechou com 26,835 milhões. O 4G responde por 75,5% do market share.


Powered by Publique!