12/02/2021 às 11:05
Inclusão Digital


Internet está longe de ser ruim para crianças e adolescentes
Ana Paula Lobo e Pedro Costa

Com o tema 'Segurança Digital começa cedo", a RNP - Rede Nacional de Pesquisa- realizou nesta quinta-feira, 11/02, o DISI21, para comemorar o Dia Internacional de Segurança da Informática. Em entrevista ao Convergência Digital, Edilson Lima, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, reforça que é um erro afirmar que a Internet é ruim para crianças e adolescentes.

"Há milhares de aplicações positivas na Internet. Internet não é ruim. O que tem de ser feito é uma maneira de educar. Não existe uma lista de recomendação pronta para ser massificada ou software para serem instalados para resolver a questão. Tem é de ter conversa e educação", pontua.

Lima lembra que cerca de 30% dos internautas ativos são crianças e adolescentes, mas ressalta que eles consomem de forma distinta dos adultos. "O senso de risco deles é diferente. Nós, adultos, sempre pensamos no viés do crime financeiro, do golpe do boleto, mas os jovens têm outras prioridades. O que precisamos entender é que os jovens geram renda, são indivíduos e correm risco de serem explorados no ambiente cibernético, mas precisam ser advertidos com o olhar deles. Cabe a nós entender esse processo e educar para que eles percebam as ações incomuns", reforça.

O gerente do CAIS/RNP sustenta: proibir o acesso à Internet para evitar os riscos é a ação mais equivocada, uma vez que o isolamento digital não traz nenhum benefício. Assistam a entrevista com Edilson Lima, gerente do CAIS/RNP.


Powered by Publique!