Clicky

GOVERNO » Legislação

Acordo na PEC 186 reconhece peso das TICs, diz Abinee

Convergência Digital ... 12/03/2021 ... Convergência Digital

A Abinee festejou o acordo para preservar os incentivos fiscais da Lei de Informática. Segundo a entidade, “o Congresso soube reconhecer a importância do Setor de Tecnologias da informação e Comunicação para o conjunto da indústria e da sociedade brasileira”. 

O acordo prevê a proposição de uma nova emenda constitucional para dar à Lei de Informática o mesmo status jurídico da Zona Franca de Manaus e foi anunciado pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), durante a votação, na quinta, 11/3, da PEC 186/19 em segundo turno. 

“Depois de muito trabalho em 2019 para refazer a Lei com grande apoio dos deputados da Frente Parlamentar Mista da Indústria Elétrica e Eletrônica, tivemos que atuar novamente de forma determinada no Congresso, onde felizmente a Abinee é bastante reconhecida. Temos que agradecer esse reconhecimento que o Congresso fez ao nosso setor uma vez mais”, afirma o presidente da entidade, Humberto Barbatto. 

Segundo a Abinee, o setor tem 117 mil empregos diretos, está presente em 132 municípios brasileiros, em 16 estados. Os incentivos da Lei de Informática viabilizam 337 Institutos de Pesquisa, sendo 126 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que produzem inovações tecnológicas aplicadas à indústria. 

Durante a votação em primeiro turno, o Ministério da Economia divulgou uma nota na qual já sinalizava que os benefícios da Lei de Informática já respeitam o prazo e a redução gradual até 2029 e portanto serão preservados nos cortes de benefícios previstos na PEC 186.


Dataprev fica com o Ministério da Economia, mas ainda é do INSS

Para o secretário-executivo do recriado ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Bianco, manter estatal sob o comando do ministro Paulo Guedes não tem relação com a possível privatização: “Empresa é fundamental para outros serviços.”

Venda do Serpro traz insegurança jurídica e uso indevido de dados

Análise da Data Privacy Brasil aponta para necessidade de envolvimento da ANPD e ausência de exemplo internacional que justifique a privatização da empresa de TI do governo. 

Serviços digitais: RS lidera oferta. São Paulo e Rio decepcionam. DF não manda dados

Bahia, Paraná e Paraíba também se destacaram no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, organizado pela ABEP-TIC.

Salvador é a sétima capital a aderir ao Gov.br

Plataforma dispõe de uma rede para impulsionar e integrar as iniciativas por um governo 100% digital. Distrito Federal, 12 estados e 42 municípios já aderiram.

Banco Itaú é multado em R$ 9,6 milhões por uso irregular de dados

Sanção foi aplicada pelo Ministério da Justiça ao braço de empréstimos consignados da instituição, advindo da compra do BMG, e aponta para violações à privacidade, consentimento, e exclusão de dados, todas previstas no Marco Civil da Internet.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G