Clicky

GESTÃO

Para Ceitec, decisão judicial não obriga reverter demissões

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/05/2021 ... Convergência Digital

Em que pese a decisão liminar da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul de 18/5, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec, avisa a funcionários que não vai reverter as mais de três dezenas de demissões anunciadas em 30 de abril.

Pela leitura da área de recursos humanos da estatal do chip, a decisão do juiz titular da 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Marcelo Hentschke, não obriga a reintegrar os demitidos.

“Até o momento não há determinação para reintegrar colaboradores demitidos, dada a liminar ter sido concedida no sentido de suspensão do contrato de trabalho, sem pagamento de salários”, informou o superintendente jurídico e de RH do Ceitec, Fernando Lamoglia, em mensagem a empregados demitidos.

O próprio Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, que obteve a liminar, indica que vai pedir esclarecimentos sobre a sentença do titular da 20ª Vara do Trabalho. Segundo o procurador Gilson Luiz Laydner de Azevedo, serão tomadas “as medidas necessárias para que a sentença seja esclarecida ou modificada”.

Enquanto isso, já está marcada para 26/5 uma primeira audiência de conciliação entre os responsáveis pela liquidação do Ceitec e representantes dos empregados da estatal – também determinada na liminar concedida pelo juiz Marcelo Hentschke.

A conclusão da decisão do juiz diz o seguinte:

Avalio que a melhor solução neste caso é a composição do conflito de natureza eminentemente coletiva que se apresenta, por meio de mediação a ser conduzida pela Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com a participação do Ministério Público do Trabalho, da empresa ré e do sindicato  da  categoria  profissional,  ficando  suspensas  as despedidas efetivadas e impedidas novas dispensas até a sua realização, sem efeitos pecuniários quanto aos salários do período de afastamento.
Em consequência, defiro parcialmente a liminar para suspender a eficácia das despedidas levadas a efeito pela ré, para determinar que a ré se abstenha de promover novas despedidas de empregados até a realização das audiências de mediação junto à Vice-presidência do TRT 4, sob pena de multa de R$ 4.000,00 por trabalhador atingido, a favor do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, e para o determinar o encaminhamento de cópia integral desta ação, por e-mail, à Vice-Presidência deste Tribunal, a fim de que promova a mediação da composição do conflito estabelecido.


Carreira
Brasileira é a melhor entre as meninas na Olimpíada Internacional de Informática

Carolina Moura Valle Costa, de São Paulo (SP), tem 17 anos e está no terceiro ano do ensino médio. Ela ficou com bronze na IOI deste 2021 e já tem ouros e pratas em competições brasileiras e europeias. 

ERP: dados só servem se virarem informação para o negócio

Na jornada digital, o ERP dá ao cliente a resposta em tempo real

O uso do ERP foi crucial para dar transparência e agilidade aos sistemas para as cobranças efetivas dos clientes, afirma o CFO da Lipson Cosméticos, Marco Magalhães. Já Marcelo Cabral, da Agasus, diz que um portal de comércio eletrônico está sendo viabilizado para acelerar as vendas dos equipamentos seminovos.

Gastos com obrigações da LGPD geram créditos de PIS e COFINS

A decisão foi da da 4ª Vara Federal de Campo Grande (MS) e abre um precedente relevante nesse momento de adequação à legislação. Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vai recorrer da decisão.

Internet representa metade do faturamento para os MEI

Segundo pesquisa do Sebrae e da FGV, um terço dos microeempreendores individuais usa canais online para mais de 50% das vendas. WhatsApp é o canal preferido de inserção no mundo virtual com 88% de adesão.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G