Clicky

GESTÃO

CEITEC está desobrigado de reintegrar profissionais, mas têm de liberar todos os direitos trabalhistas

Ana Paula Lobo* ... 26/05/2021 ... Convergência Digital

Em decisão proferida nesta quarta-feira, 26/05, o juiz do Trabalho, Marcelo Hentschke, confirmou ao Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, que as demissões feitas pelo Ceitec são válidas e a estatal de chip está desobrigada de reintegrar os 37 funcionários demitidos, mas tem, sim, a obrigação de liberar todos os direitos trabalhistas desses funcionários, entre eles, o saque do FGTS. A Ceitec, porém, afirma Marcelo Hentschke, está proibida de fazer novas demissões até que se tenha uma sentença definitiva.

No seu parecer, o juiz do Trabalho diz: "Em nenhum momento é referido que a empresa ré não pode encerrar suas atividades e despedir seus funcionários, muito menos foi  declarada a nulidade das despedidas já efetivadas. O que é reconhecido é a necessidade de, previamente às despedidas, haver uma negociação com o sindicato da categoria  profissional para possibilitar “a estipulação de condições para a proteção dos trabalhadores com vistas a minimizar o impacto causado pela perda do emprego e regular os seus efeitos”.

A sentença também esclarece que "é admitida a validade das despedidas já efetivadas, e o direito desses trabalhadores de receberem as verbas rescisórias a que fazem jus, o direito à movimentação da conta vinculada do FGTS e o direito à requisição do seguro-desemprego e, também, a de serem beneficiados por eventuais direitos  que vierem a ser reconhecidos na negociação coletiva."


Carreira
Rodrigo Dienstmann assume presidência da Ericsson no Brasil e Cone Sul

O executivo foi presidente da Cisco no país, além de vice-presidente da GVT. Ele entra no lugar de Eduardo Ricotta, que deixou a fabricante para assumir a presidência da Vestas, companhia dinamarquesa de soluções de energia sustentável.

Na jornada digital, o ERP dá ao cliente a resposta em tempo real

O uso do ERP foi crucial para dar transparência e agilidade aos sistemas para as cobranças efetivas dos clientes, afirma o CFO da Lipson Cosméticos, Marco Magalhães. Já Marcelo Cabral, da Agasus, diz que um portal de comércio eletrônico está sendo viabilizado para acelerar as vendas dos equipamentos seminovos.

Gastos com obrigações da LGPD geram créditos de PIS e COFINS

A decisão foi da da 4ª Vara Federal de Campo Grande (MS) e abre um precedente relevante nesse momento de adequação à legislação. Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vai recorrer da decisão.

Internet representa metade do faturamento para os MEI

Segundo pesquisa do Sebrae e da FGV, um terço dos microeempreendores individuais usa canais online para mais de 50% das vendas. WhatsApp é o canal preferido de inserção no mundo virtual com 88% de adesão.

Serpro: acordo coletivo tem abono de R$ 2 mil e reajuste de 5,3%

Segundo a Fenadados, acordo só foi possível a partir da mediação do Tribunal Superior do Trabalho. Reajuste equivale a 70% do INPC 2020/2021.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G