Clicky

GESTÃO

ANPD começa monitoramento proativo em janeiro de 2022

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/05/2021 ... Convergência Digital

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados abriu nesta sexta, 28/5, uma consulta pública, por 30 dias, sobre as regras de fiscalização e aplicações de sanções – que como previsto na LGPD, só podem ser aplicadas a partir de agosto deste 2021.

A minuta de resolução prevê que as ações de monitoramento, ou seja, o “levantamento de informações relevantes que tornem a ANPD sensível ao ambiente regulado e às demandas dos titulares de dados, dos agentes de tratamento e dos demais interessados na proteção de dados pessoais” começarão a partir de 2022.

Outros caminhos para eventuais sanções são denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa natural ou jurídica; reclamações, a partir de titulares de dados que não tiveram sucesso em sanar problemas junto ao controlador; e representações, a partir de autoridades públicas.

As regras preveem ainda instrumentos como Termos de Ajustamento de Conduta, ou mesmo a não abertura de processos administrativos caso os autuados demonstrem terem suspendido a conduta infratora antes da instauração, por exemplo.

Segundo a Autoridade, além do monitoramento, estão previstas ações de orientação e prevenção sob “a lógica da regulação responsiva”, com a “adoção de incentivos positivos e negativos entre as transgressões à LGPD e seu tratamento de acordo com a sua gravidade. Com isso, espera-se que os incentivos motivem os regulados a manterem um comportamento adequado”.

O monitoramento será feito a partir da Coordenação Geral de Fiscalização da Autoridade, a partir de planejamentos e do mapeamento de temas prioritários, a ser feito a cada dois anos, a partir do qual se dará a “fiscalização proativa”. Os mapas bianuais também já deverão indicar qual será a necessidade de interação com outros entes ou órgãos da administração pública.

Aberta neste 28/5, a consulta pública recebe contribuições por 30 dias, por meio da plataforma Participa + Brasil. A ANPD indica, ainda que, em breve divulgará a data para realização de audiência pública, que deverá ser realizada de forma remota.


Na jornada digital, o ERP dá ao cliente a resposta em tempo real

O uso do ERP foi crucial para dar transparência e agilidade aos sistemas para as cobranças efetivas dos clientes, afirma o CFO da Lipson Cosméticos, Marco Magalhães. Já Marcelo Cabral, da Agasus, diz que um portal de comércio eletrônico está sendo viabilizado para acelerar as vendas dos equipamentos seminovos.

Internet representa metade do faturamento para os MEI

Segundo pesquisa do Sebrae e da FGV, um terço dos microeempreendores individuais usa canais online para mais de 50% das vendas. WhatsApp é o canal preferido de inserção no mundo virtual com 88% de adesão.

Serpro: acordo coletivo tem abono de R$ 2 mil e reajuste de 5,3%

Segundo a Fenadados, acordo só foi possível a partir da mediação do Tribunal Superior do Trabalho. Reajuste equivale a 70% do INPC 2020/2021.

Vivo tem meta que sua cadeia de fornecedores seja net zero até 2040

A operadora mobilizou seus fornecedores que possuem atividades intensivas em CO2, para reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa. A meta global da companhia é diminuir em 39% as emissões em sua cadeia de valor, o chamado escopo 3, até 2025 e zerar as emissões líquidas até 2040.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G