Convergência Digital

Quadros: Telecom sofre com falta de empenho e visão estratégica do governo

Ao se despedir da Anatel, o presidente Juarez Quadros lamenta que o Executivo tenha se preocupado mais com problemas pessoais e jurídicos do que com as políticas públicas.

Pessoas são a bala de prata da transformação digital

A afirmação é do vice-presidente de Inovação da Vivo, Ricardo Sanfelice. Segundo ele, lidar com a diversidade é o maior desafio dos gestores corporativos.

Supercomputadores na nuvem são a base do Vídeo Analytics

Com cada vez mais câmeras sendo adicionadas para a segurança, mais aumenta a quantidade de imagens a serem armazenadas e isso exige inteligência para se alcançar respostas mais rápidas e precisas, informa Ricardo Bovo, da Huawei.

Na IoT, o segredo não está na Internet, mas, sim, nas coisas

O setor de Telecom precisa ter a humildade de entender que precisa se adequar às coisas para lidar com verticais como o agronegócio, diz o vice-presidente de estratégias da Ericsson, Vinicius Dalben. A fabricante fez um piloto de IoT com um caminhão da Scania.

5G exige virtualização de rede e cloud computing

Tecnologia 4,5G é essencial para a migração para o 5G e as operadoras brasileiras já a estão usando no acesso e na virtualização, revela o diretor da Huawei, Carlos Roseiro.

Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Segundo a vice-presidente da empresa americana, Lisa Scalpone, ofertas levam em conta a realidade de cada cidade com serviços de WiFi Comunitário, mas também será direcionada para empreendedores e usuários domésticos.

Latência baixa vira o jogo das aplicações no 5G

No 4G, a latência varia entre 30 a 50 milessegundos. No 5G, essa variação será de no máximo 1 a 2 milessegundos, observa o vice-presidente de redes da Ericsson Brasil, Marcos Scheffer.

Embratel: prejuízos por ataques cibernéticos superam os causados por tráfico de drogas

O gerente de Consultoria e Inovação em Segurança Cibernética da operadora, Yanis Stoyannis, revelou que, em 2017, foram detectadas 70 mil vulnerabilidades, boa parte delas na camada da aplicação.

Para a NEC, telecom terá que fundir serviços com TI e inteligência artificial

Como destaca a gerente geral de Vendas da empresa japonesa de tecnologia, Mayuko Tatewaki, o caminho para as operadoras passa necessariamente pela agregação de valor e por ofertas que vão além da conectividade.

Salvador vai usar plataforma de segurança pública da Huawei

Em entrevista à CDTV, o presidente da Unidade de Negócios de Redes para Prestadoras da Huawei, Sun Baocheng, advertiu que custo será o grande desafio a ser enfrentado pelas operadoras com a chegada do 5G.

Embratel vai fazer teste de integração de satélite com 5G na faixa de 3,5 GHz

Luiz Otavio Prates, diretor de Assuntos Externos e Regulatórios da Embratel StarOne, destacou a importância do satélite para permitir que o 5G chegue a localidades distantes de maneira muito mais rápida. “A integração de satélite e fibra não é importante. Ela é fundamental”.

Sem integração, é impossível desenvolver IoT no Brasil

Iniciativa privada, universidades e poder público precisam trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento de um ecossistema local para Inteernet das Coisas, adverte Elizabete Couto, diretora de IoT da Embratel.

Sigfox vai fabricar módulo de IoT no Brasil para reduzir custo dos dispositivos

Representada no Brasil pela WND, empresa espera produzir mais de 1 milhão de módulos já em 2019. Fábrica no País vai atender ao Mercosul.

Félix, Claro: Brasil tem de mudar para não ficar para trás

O presidente da Claro Brasil, José Félix, diz que o próximo governo tem de enxergar telecomunicações para dar um salto de produtividade. Sobre o 5G, executivo adverte: 'Se temos dificuldades para ter antenas no 4G, imagina no 5G".

NEC: corpo humano está virando a chave para falar com os sistemas

Na era dos algoritmos, empresa traz para o Brasil uma solução de inteligência artificial voltada para a segurança pública para controle em tempo real, usada em Cingapura e no Japão, revela o diretor de Marketing e Comunicação, André Eletério.

Claro terá rede 100% pronta para IoT até meados de 2019

Além da Internet das Coisas, a Claro estabeleceu um programa que envolve a modernização de radiobases, consolidação dos backbones - Claro, Embratel e NET - e implantação de 12 datacenters para ter o 5G, revela o CTO da Claro, Andre Sarcinelli.

Barreiras e entraves regulatórios são 'fantasmas' do 5G no Brasil

Pesquisa com 235 executivos no Futurecom 2018, feita pela Ericsson, mostra que o Brasil tem atualmente o terceiro maior custo de espectro entre 40 países analisados, ficando atrás apenas do Peru e Panamá.


Barreiras e entraves regulatórios são 'fantasmas' do 5G no Brasil

Pesquisa com 235 executivos no Futurecom 2018, feita pela Ericsson, mostra que o Brasil tem atualmente o terceiro maior custo de espectro entre 40 países analisados, ficando atrás apenas do Peru e Panamá.

Internet das Coisas exige rediscussão sobre neutralidade no Marco Civil

Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Ericsson, Paulo Bernardocki, as operadoras precisam começar o mais rápido possível para aprender a ter as coisas como clientes.

Telecom precisa ser mais ágil para sobreviver à digitalização

"Não somos reconhecidos por sermos muito ágeis em fazer nossos serviços e há a exigência de uma rearquitetura imediata", observa o head de Estratégias da Nokia, Sandro Tavares. Colaboração é essencial.

Huawei e Claro mostram como o 8K vai funcionar no 5G

Há uma série de questões técnicas a serem tratadas, observa Marcelo Yamamoto, diretor de Estratégia e Marketing de IoT da Huawei.

Brasil precisa leiloar o quanto antes o 5G

Programado para o 2º semestre de 2019, leilão poderia ser adiantado por conta do movimento global em torno da tecnologia, diz o vice-presidente de Redes da Ericsson, Marcos Scheffer.

Nokia e Elektro testam smart grid com LTE 4G privada em Atibaia, São Paulo

Iniciativa piloto - em parceria com a Aneel - acontecerá em Atibaia e prevê, a partir de novembro, a substituição de todos os medidores por modelos digitais de 75 mil clientes, explica a diretora de Marketing para a América Latina da Nokia, Diana Koll.

Com 5G, qualquer dispositivo móvel é capaz de sofrer ou gerar ataque hacker

Isso implica definir uma política de segurança por parte das empresas e também dos usuários, adverte o country manager da A10 Networks, Ivan Marzariolli. Segundo ele, as corporações já sentem no bolso os efeitos da proliferação dos ataques DDoS.

Inteligência Artificial media os conflitos do atendimento ao cliente

A ferramenta tem sido empregada para melhorar a experiência do consumidor e reduzir os hiatos entre empresa/cliente, observa o diretor de Pré-Vendas de Soluções Digitais da Embratel, Paulo Venâncio Marcelino.

Salvador integra 1900 câmeras em sistema único de segurança

Iniciatva permitiu reunir os dados dentro da Secretaria do Estado da Bahia. Equipe faz agora  reconhecimento facial, contagem de pessoas, identificação de placas de veículos, entre outros, revela Rômulo Horta, diretor de Marketing da Huawei Enterprise.  Mais projetos estão ganhando espaço no mercado nacional.

Para TelComp, legislação obsoleta de telecom faz Brasil perder dinheiro

Para o presidente da entidade, João Moura, o Brasil precisa ficar livre da herança dos últimos 20 anos e criar, de forma urgente, regras que viabilizem uma nova etapa capaz de consolidar o País na economia digital. "Tem de fazer agora", adverte.

Totem da NEC faz reconhecimento facial sem acesso à internet

No NeoFace Express, o passageiro escaneia o QR Code da passagem e com a ferramenta tem o embarque liberado. NEC quer levar solução para outras verticais.

OpenStack, multicloud e cloud broker lideram tendências de cloud

Marco Ruiz, gerente de soluções da da Huawei, revela o papel que o broker terá para a diversidade das aplicações na nuvem.

Reconhecimento facial e IA agregam valor ao autoatendimento

NEC uniu algoritmos de IA baseado em análise de imagens para fazer uma solução dedicada ao varejo. O intuito é impedir que o consumidor não conclua o processo de compra por problemas como filas para pagamento, explica Alexandre Soyama, gerente de soluções de varejo da empresa.

Ericsson: 60% dos projetos de big data analytics ainda falham

Para Paulo Zambroni Junior, head de soluções e serviços da Ericsson, este é um número médio. "Estima-se que em alguns setores o índice de projetos que fracassam ou não atingem o potencial previsto chegue a 85%", diz.

Roubo de dados e DDoS se amplificam e vão dar muita dor de cabeça às empresas

Para o vice presidente da A10 Networks, Alex Maduro, o 5G vai dar um salto na qualidade das conexões, mas também vai aumentar o patamar de riscos cibernéticos.

NEC substitui cartão pelo reconhecimento facial nos ATMs bancários

Apresentado pela primeira vez no Brasil, sistema de leitura biométrica combina autenticação por celular com o uso de caixas eletrônicos como forma de garantir maior segurança às operações.

WND Brasil cria fundo de US$ 30 milhões para financiar IoT

Com relação à concorrência com as operadoras móveis, Alex Reis, diretor de Operações da WND, diz que há espaço para todos nesse mercado.

Embratel: governança de dados desafia as operadoras

Antonio João Filho, diretor-executivo da companhia, contou à CDTV, do portal Convergência Digital, como a empresa rentabiliza a análise do imenso volume de dados que gera todos os dias a partir do contato com clientes.

Por R$ 2, Viasat promete conexões de 30 Mbps em regiões sem telefone

“Nossa aposta é em um modelo pré-pago em que as comunidades terão um número suficiente de pessoas para pagar o investimento e termos retorno. E vamos levar serviços, além de internet”, diz o gerente-geral de WiFi Comunitário, Kevin Cohen.

Para CTO da TIM, sem antenas 5G não vai sair do discurso no Brasil

Para o CTO da TIM, Leonardo Capdeville, o 4G sem antenas é ruim, mas o 5G não vai existir. “EUA e China disputam a liderança do 5G porque significa produtividade e eficiência. Nós não podemos ficar para trás", adverte.

Para a Ericsson, parcerias vão viabilizar IA em pequenas empresas

O diretor de P&D e Inovação, Edvaldo Santos, revela que a empresa trabalha em conjunto com universidades para levar a Inteligência Artificial dos laboratórios para o mercado, e diz que as parcerias são o caminho mais rápido e econômico para soluções mais eficientes.

Blockchain, IoT e Inteligência Artificial dão credibilidade às coisas conectadas

Para especialistas, blockchain, IoT e Inteligência Artificial, quando trabalhadas de forma integrada, fornecem credibilidade e autenticidade aos dados.

Blockchain não vai matar os cartórios no Brasil

Carl Amorim, representante no Brasil do Blockchain Research Institute, admite que o blockchain obriga a repensar os intermediários, mas foi taxativo: pensar no fim dos cartórios é 'bobagem'.

Virtualização de redes ficou obrigatória para as teles

Para especialistas, a transição para SDN e NFV é um caminho sem volta, mas que exige planejamento cuidadoso.

Satélite e fibra óptica vão ter de se harmonizar pelo 5G

Especialistas entendem que o 5G vai viabilizar as aplicações críticas de Internet das Coisas, por conta da baixa latência e amplo alcance.

Mercado de IoT projeta movimentar US$ 8 bilhões no Brasil em 2018

Embora conte com políticas públcias específicas e já conte com projetos bem sucedidos, o setor de IoT ainda enfrenta desafios para avançar no Brasil, incluindo formação profissional e o estabelecimento de um ecossistema local.

Sem dinheiro, Telebras desiste de sociedade em cabo submarino

Ao invés de participação direta no consórcio que vai construir cabo entre Fortaleza/CE e Sines, em Portugal, estatal vai firmar acordo para compra de capacidade.

Inteligência Artificial da Vivo atende 1 milhão de usuários ao mês

Em operação no Brasil desde julho, o sistema já realizou mais de 10 milhões de interações com clientes no País através de cerca de 20 canais digitais, incluindo o Facebook Messenger.

Consumo de nuvem vai crescer 60 vezes em cinco anos no mundo

No Brasil, 75% dos workloads estarão na nuvem. Os dados foram apresentados em painel no Futurecom 2018 que debateu os caminhos da computação em nuvem no País.

Preterido por indicação política na Anatel, Quadros lamenta paralisação das políticas setoriais

Às vésperas do fim do mandato, presidente da agência apontou para travas legais e tributárias que impactam diretamente nos serviços já existentes e inviabilizam os novos, como os de Internet das Coisas.

Kassab confirma Moisés Queiroz como novo presidente da Anatel

Na abertura do Futurecom 2018, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que a indicação já foi negociada com o presidente Michel Temer e só depende do Senado Federal. O mandato do presidente da Anatel, Juarez Quadros, termina no dia 4 de novembro.


Editora Convergência Digital
Patrocínio - Capgemini
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site