Clicky

Convergência Digital - Home

Educação em dados é habilidade essencial

Convergência Digital
Por Roberta Prescott - 18/05/2021

"Nem todo mundo precisa se tornar um cientista de dados, mas a educação em dados é uma habilidade essencial. Ela é a capacidade de consumir, interpretar e entender os dados presentes de monitores de compras e medidores de saúde doméstica a relógios inteligentes e mídias sociais", destacou o CEO do SAS, Jim Goodnight, ao falar no SAS Fórum 2021, que acontece até o dia 20 de maio, de forma online, pelo segundo ano consecutivo.

Na atualidade, observou o executivo, os jovens já nascem imersos em dados e têm monitorados seus desenvolvimentos em aplicativos. "Rastreamos suas fraldas, seus sentimentos, seu sono. Rastreamos seu nível de leitura, suas notas e seu tempo de tela. Eles estão sendo criados em um mundo inteligente, programável e rico em dados. Temos uma quantidade de dados sem precedentes esperando para serem transformados em inteligência e temos uma demanda persistente de profissionais", disse Goodnight.

Para ele, os profissionais de dados estarão na vanguarda das descobertas mais inovadoras do mundo. A pandemia destacou a necessidade crítica e urgente da educação em dados, uma vez que houve — e ainda há — uma onda de informações, algumas verdadeiras, outras falsas; algumas tendenciosas e outras enganosas.

"Muitas pessoas se viram sobrecarregadas e despreparadas para dar sentido aos dados que encontravam", enfatizou o CEO, antes de compartilhar que o treinamento em educação em dados do SAS ensina estratégias para encontrar a utilidade e interrogar os dados para, descobrindo o significado, tomar decisões. "A necessidade de dados de hoje é o que pode mudar o mundo, e as pessoas precisam estar alertas para isso. Nós estamos entusiasmados em apoiá-las em suas jornadas", finalizou.

Educação e curso

O SAS anunciou durante seu evento global recursos gratuitos de alfabetização, educação em dados para ajudar pessoas a navegarem e prosperarem em um mundo inundado de dados. O novo curso de alfabetização em dados do SAS, Data Literacy Essentials, está baseado nos desafios atuais da desinformação e introduz o básico de dados, assim como o que significa ter esta instrução.

Ele ensina estratégias para identificar a utilidade dos dados, interrogá-los, descobrir o que significam, tomar decisões e comunicá-los. Segundo o SAS, o curso também foca nos desafios éticos de quando se trabalha com dados. Ética de dados se refere a como buscar, interpretar e apresentar dados com responsabilidade, incluindo os julgamentos morais feitos quando os dados são o trabalho.

O curso abrange a forma como preconceitos influenciam nossa forma de interagir e comunicar dados, ajudando as pessoas a terem segurança e competência para questionar as histórias que outras pessoas contam usando dados, além de orientar sobre como podemos trabalhar com eles de forma mais responsável. Os dois primeiros de seis módulos já estão disponíveis.


Destaques
Destaques

TIM elege a nuvem e mira não ter mais datacenter em 2023

Ao assumir estar no meio de uma jornada para ser uma operadora 100% baseada em dados, a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, conta como é trabalhar com três provedores: Google, Microsoft e Oracle. Ao participar do SAS Telco Summit 2021, a executiva observou: é importante estudar as aplicações e como elas se comunicam antes de migrá-las para computação em nuvem.

Inteligência Artificial: Com estratégia certa, impacto de quatro pontos no PIB do Brasil até 2030

A inteligência artificial exige que se forme e qualifique profissionais no país, advertem especialistas. Para eles, a IA evoluiu e já passou da etapa de experimentação pra uso industrial. Para Fábio Cozman, da USP, a IA leva o país para a Sociedade 5.0, quando máquinas e seres humanos vão interagir de forma harmoniosa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como ter nuvem sem reescrever sistemas e adequada à LGPD

Por Marco Wenna*

Como auditar e reescrever linhas de código em tempo hábil para essas migrações para a nuvem a um custo factível para que todas as linhas de código estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dado? Esse é um desafio presente.

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site