Clicky

Convergência Digital - Home

Análise de dados ao alcance de todos

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 08/07/2021

A tomada de decisão com base na análise de dados está mais acessível a empresas de todos os portes e setores. Há, atualmente, uma proliferação de sistemas que já vêm com alguma capacidade analítica embutida, fornecendo painéis de fácil interpretação. Além disso, a computação em nuvem tem sido chave para colocar ferramentas de análise ao alcance de todos.

"A nuvem veio para mudar muita coisa. Analytics, nos primórdios, era muito caro e muitas empresas não tinham acesso ao poder de processamento ou à capacidade de storage necessários. Com a nuvem, você pode usar isso como serviço; ela democratizou o analytics e abriu possibilidade para empresas de qualquer tamanho terem acesso a esta tecnologia", enfatizou Christiano Faig, vice-presidente de vendas e soluções na Microsoft Brasil, ao participar do painel "A jornada do analytics na nuvem", com a presença de André Miceli, moderador, e de Luiz Malere, Cloud & XaaS Specialist do SAS. Leia matéria completa aqui.

O consultor Ricardo Cappra engrossa o coro. "Antes, era muito difícil entender a ferramenta, criar database, criar tudo com comando de SQL, mas hoje as soluções já vêm com uma camada de analytics. Além da camada de gestão, contam com uma camada de informação mais acessível e visual", disse. "É uma democratização do acesso à informação qualificada e é um caminho para acessibilidade. Hoje, a limitação é as pessoas saberem operar", completou.

Com ferramentas mais acessíveis, a questão mais relevante passa a ser saber fazer as perguntas certas para o banco de dados. "Vamos ter de aprender de fazer perguntas considerando variáveis, quais elementos fazem parte desta pergunta, explorar o que é variável, o que considerar", detalhou.

O mundo que está se formando tem o grande diferencial na inteligência — e isso vai muito além do dado. Segundo explicou Luiz Riscado, diretor de negócios do SAS, a Revolução industrial 4.0 tem no algoritmo seu grande catalisador. Se na primeira revolução foi o carvão; na segunda, os motores elétricos; na terceira, os computadores; na quarta, serão os algoritmos, porque eles transformam dados em inteligência.

E, hoje, ressaltou o executivo, está muito mais fácil gerar inteligência criando algoritmos. Isso tem como pano de fundo a incorporação da inteligência artificial como capacidades analíticas adicionais às técnicas tradicionais, o que tem sido algo muito facilitador.


Destaques
Destaques

TIM elege a nuvem e mira não ter mais datacenter em 2023

Ao assumir estar no meio de uma jornada para ser uma operadora 100% baseada em dados, a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, conta como é trabalhar com três provedores: Google, Microsoft e Oracle. Ao participar do SAS Telco Summit 2021, a executiva observou: é importante estudar as aplicações e como elas se comunicam antes de migrá-las para computação em nuvem.

Inteligência Artificial: Com estratégia certa, impacto de quatro pontos no PIB do Brasil até 2030

A inteligência artificial exige que se forme e qualifique profissionais no país, advertem especialistas. Para eles, a IA evoluiu e já passou da etapa de experimentação pra uso industrial. Para Fábio Cozman, da USP, a IA leva o país para a Sociedade 5.0, quando máquinas e seres humanos vão interagir de forma harmoniosa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como ter nuvem sem reescrever sistemas e adequada à LGPD

Por Marco Wenna*

Como auditar e reescrever linhas de código em tempo hábil para essas migrações para a nuvem a um custo factível para que todas as linhas de código estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dado? Esse é um desafio presente.

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site