Home - Convergência Digital

TST lança cartilha com explicações jurídicas sobre o teletrabalho

Convergência Digital* - 16/12/2020

Teletrabalho, trabalho remoto, home office, trabalho externo. Como explica a Justiça do Trabalho, nem tudo é a mesma coisa. Esses termos, que passaram a ser usados com mais frequência durante a pandemia da Covid-19, são  juridicamente distintos. E para oferecer informações sobre o assunto de forma didática, o Tribunal Superior do Trabalho lançou o material educativo “Teletrabalho – o trabalho de onde você estiver” (em PDF).

A publicação reúne as principais informações sobre o tema: definições, direitos, vantagens e desvantagens, além de dicas de saúde, ergonomia e tecnologia. Também é oferecido um breve panorama do teletrabalho no Brasil em 2020, quando houve ampla adoção dessa modalidade de serviço como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

“Pioneira na adoção do teletrabalho no Judiciário, a Justiça do Trabalho acompanha atentamente essas mudanças, principalmente por ser o ramo competente para o julgamento de conflitos relacionados ao tema”, observa a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi. “Com esta publicação, procuramos contribuir para a conscientização da sociedade”.

O material educativo, em formato pdf, contém links para estudos, pesquisas e normativos mencionados no conteúdo. Com caráter estritamente informativo, pode ser reproduzido sem necessidade de autorização prévia, desde que o texto não seja alterado. “O objetivo principal desta publicação de utilidade pública é estimular a construção de relações saudáveis, com direitos e deveres sendo respeitados”, conclui a presidente do TST. 

* Com informações do TST

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/07/2021
Oi Soluções lança aplicação digital para trabalho híbrido

15/07/2021
Home Office foi realidade para apenas 11% dos trabalhadores no Brasil

23/06/2021
Teletrabalho integral vai triplicar mesmo depois da pandemia

09/06/2021
TST anula pejotização que manteve mesma função de carteira assinada

08/06/2021
TST: Grupo de WhatsApp ou Facebook não implica em suspeição de testemunha

31/05/2021
TST suspende perícia em algoritmo da Uber

14/05/2021
Teletrabalho aumenta produtividade, mas reduz bem-estar

05/05/2021
MP do Governo muda as regras para teletrabalho

27/04/2021
Teletrabalho fica longe de ser a melhor opção das PMEs

16/04/2021
Congresso aprova teletrabalho obrigatório para gestantes durante pandemia

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Profissionais de TI: como reter talentos?

Por Ary Gatto*, CEO da Runtalent

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Não existe resposta correta, mas pela minha experiência, acredito que  os especialistas em TI buscam cada vez mais produtos e projetos inovadores, que tornem o dia mais prazeroso. É claro que dinheiro ainda é importante e fundamental, mas o cenário mudou.

Destaques
Destaques

Home Office foi realidade para apenas 11% dos trabalhadores no Brasil

Pesquisa feita pelo IPEA mostra que o setor privado respondeu por 63,9% do teletrabalho por conta da pandemia de Covid-19. Entre os funcionários públicos, a esfera federal teve 40,7% dos trabalhadores em regime de home office, enquanto a estadual, 37,1%, e a municipal, 21,9%.

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site