Convergência Digital

5G tem vários desafios a serem enfrentados pelo Brasil

A prioridade é permitir que se crie uma infraestrutura com capacidade para conectar as milhares de estações radiobase que serão necessárias para a quinta geração da telefonia móvel, observa o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia.

Se o 4G é engessado, o 5G se define pela flexibilidade

A explicação é do coordenador de Desenvolvimento do Projeto 5G Brasil, Luciano Mendes Leonel. Ainda de acordo com o especialista, 5G será o gateway universal para Internet das Coisas.

MCTIC: política pública será diferencial para avançar com o 5G

Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão, há uma série de desafios a serem vencidos para o País ter um ecossistema sustentável. "Não bastar ter espectro disponível; é preciso criar ambiente favorável e consistente", alerta.

Anatel: compartilhamento é obrigatório para as operadoras no 5G

O presidente da Anatel, Leonardo Morais, adverte que a evolução da infraestrutura de telecomunicações deve estar na agenda do governo de Jair Bolsonaro. "Não há estratégia digital sem conectividade", sustenta.

Europa aplica 1 bilhão de euros para desenvolver o 5G até 2021

No Brasil, ainda há muitas questões a serem resolvidas e não há um modelo de investimento definido para fomentar a nova tecnologia. O 5G, decretam os especialistas, exigirá instalação de mais antenas.

5G vai gerar R$ 250 bilhões em verticais industriais

Estudo indica que ofertas para verticais de manufatura, logística e transportes prometem ganhos se as operadoras móveis souberem ajustar seus modelos de negócio.


"O mundo precisa comprar a ideia do 5G nas áreas remotas"

Para o professor José Marcos Brito, o Brasil conseguiu 'plantar' a semente do debate e está começando a angariar apoio de países como a Cbina. Especialista adverte ainda para a necessidade de se formar mão de obra especializada.


Japão terá aplicações reais de 5G nas Olimpíadas de 2020

O ministro de Negócios Internacionais e Comunicação do Japão, Gaku Nakazato, afirma que o 5G estará presente nos estádios e arenas olímpicas e que há um grande esforço do país para garantir infraestrutura não apenas nos grandes centros, mas, principalmente, em áreas remotas e rurais.


Brasil segue tímido nas ações de fomento à Internet das Coisas

Responsável pelo tema na Abinee, Francisco Soares diz que o Plano Nacional de IoT precisa sair do papel, em que está desde maio à espera da sanção presidencial. Um ponto bastante crítico também é a certificação dos objetos conectados.


Claro faz piloto com roteadores de baixa latência

Carlos Camardella, consultor da operadora, diz que iniciativa terá duração de seis meses e é voltada para sincronizar os equipamentos de forma a garantir o melhor serviço ao consumidor.


5G exige pelo menos 100 MHz para cada operadora no Brasil

O tema preocupa a coordenação de espectro do 5G Brasil, uma vez que foram destinados 300 MHz na faixa intermediária e há quatro operadoras nacionais.


5G põe um ponto final num ciclo de grande desperdício de energia em telecom

O esforço para se chegar a um padrão global, apesar das nuances competitivas entre os atores do ecossistema, é a prova de que o 5G faz pensar diferente e não é mais do mesmo, observa o diretor da Qualcomm, Roberto Medeiros.


5G exige rediscussão imediata da neutralidade de rede

"Serão novas e tão diferentes aplicações, e algumas até podem fazer a diferença entre a vida e a morte. A questão da neutralidade precisa ser encarada agora no mundo e aqui no Brasil", sustenta o diretor da 5G Americas e de Relações com o Governo da Ericsson Brasil, Tiago Machado.


Segurança cibernética é crítica para o avanço do 5G

O tema é considerado polêmico - até em função das questões políticas que o envolvem como a briga China x EUA -, mas precisa ser debatido, observa Gustavo Correa Lima, engenheiro do CPqD.


5G Brasil quer incluir no debate mundial conexão 5G para áreas remotas

Iniciativa já tem um programa com a Comissão Europeia, o 5G Range, que desenvolve soluções de conectividade para áreas ainda carentes dela, revela o professor José Marcos Brito, um dos líderes do projeto 5G Brasil.


Governo Bolsonaro sinaliza o retorno do silêncio positivo para antenas de telecom

Esse ponto havia sido retirado da Lei das Antenas e é utilizado em outras infraestruturas, como a de energia elétrica, revela o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.


Editora Convergência Digital
Convergencia Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site