GESTÃO

Governo busca interesse dos órgãos federais em postos para carros elétricos

Convergência Digital* ... 16/10/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia abriu nesta sexta, 16/10, a Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 21/2020 para verificar o interesse dos órgãos em participar de processo licitatório para construção de ‘eletropostos’, postos de abastecimento para carros elétricos. 

A ampliação no número desses eletropostos faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado em setembro entre o governo federal e o Governo do Distrito Federal (GDF), que institui parceria no projeto-piloto “Vem DF”, para compartilhamento de carros elétricos. Inicialmente, cada eletroposto deve custar entre R$ 22 mil e R$ 30 mil reais.

“Com a divulgação da IRP, o Ministério pretende alcançar eventuais órgãos que demonstrem interesse na contratação e, com isso, aumentar o número de eletropostos no DF, que devem compor o futuro edital da licitação”, explica o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. No acordo já está prevista a implantação de seis eletropostos pelo Minitério da Economia. 

Atualmente, existem 16 veículos elétricos em funcionamento no projeto. Cada um deles têm autonomia para rodar 100 quilômetros. Conforme o acordo, a previsão é de que dois carros façam trajetos exclusivos pela Esplanada dos Ministérios – além dos demais que já realizam o transporte administrativo por outras localidades de Brasília. 

Pelo acordo, cabe ao GDF compartilhar os veículos elétricos, carregadores e o software de gestão e monitoramento. Todos os veículos possuem em seu painel o medidor de carga e de autonomia em quilômetros. 

Para participar da contratação, os órgãos devem acessar o Portal de Compras Governamentais para lançar suas demandas na IRP nº 21/2020. A participação é exclusiva para instituições da Administração Pública Federal (APF) direta, autárquica e fundacional, com unidades no âmbito do DF. Os interessados têm até o dia 27 de outubro para confirmar sua inclusão no processo licitatório. 

* Com informações do Ministério da Economia


Carreira
Vivo está com 1.000 vagas abertas call centers em Curitiba e Fortaleza

As etapas do processo seletivo e a admissão serão 100% digitais e os interessados têm de ter habilidade para trabalhar em home office. Precisam ter ensino médio completo, domínio de informática e pacote office.

Governo busca interesse dos órgãos federais em postos para carros elétricos

Acordo entre o governo federal e o governo do Distrito Federal já prevê a instalação de seis ‘eletropostos’, mas demanda pode aumentar esse número.

Governo chega à marca de 1 mil serviços públicos digitalizados

Desempenho mantém em curso a meta de digitalização total de 3,8 mil serviços até 2022. 

Intelit: Compras públicas têm de abrir espaço à inovação e às startups

O CEO da prestadora de serviços de TI, Lincoln dos Santos Pinto, observa que um processo de compra pública leva em torno de seis meses, o que atrasa a inovação. Sobre a venda do Serpro e Dataprev, lembra da LGPD e defende o Estado como tutor dos dados pessoais do cidadão.

Governo federal x sindicatos: Proibido o recolhimento da contribuição sindical dos servidores

Portaria publicada nesta segunda, 5/10, orienta sobre "impossibilidade de cobrança de contribuição sindical por parte do servidor público federal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional".




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G