Home - Convergência Digital

Tráfego móvel cai com isolamento e maior dependência do Wi-Fi

Luís Osvaldo Grossmann - 06/10/2020

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 levou os brasileiros a dependerem ainda mais de redes Wi-Fi, mesmo se o dispositivo de navegação é um telefone celular. É o que aponta um novo levantamento da britânica OpenSignal, segundo o qual o consumo de dados móveis caiu 15% desde março.

“No Brasil, a partir da segunda quinzena de março, observamos tendências divergentes entre as duas métricas: a média de dados móveis consumidos por nossos usuários brasileiros diminuiu cerca de 15% em comparação com o início de fevereiro, enquanto a velocidade média de download dos usuários aumentou por uma quantia semelhante.”

Diz ainda o estudo que “os usuários de smartphones no Brasil gastavam cerca de 75% do tempo conectados a redes Wifi, em média”, desde que as restrições de movimento foram introduzidas. “Isso sugere que uma boa parte do tráfego que normalmente consumiriam nas redes móveis foi consumida no Wi-Fi”, completa a Open Signal.

Essa tendência de consumo reduzido de dados móveis, mas com velocidades de download mais altas, foi observada em vários países da América Latina, além do Brasil, como Argentina, Equador e México, mas também em países de perfil distinto como Taiwan. 

Os usuários nesses países, em média, “reduziram a quantidade de dados móveis que consumiam desde que as restrições de movimento foram introduzidas, e observamos um aumento significativo na velocidade média de download dos usuários em dispositivos móveis”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/10/2020
França e Holanda pressionam Europa por agência reguladora para Google e Facebook

13/10/2020
No Rio,teles estão obrigadas a informar redução de velocidade em tempo real

07/10/2020
STJ volta atrás e diz ser legal cobrar taxa por ingressos vendidos pela Internet

07/10/2020
Rádio pela internet e streaming de áudio crescem durante pandemia

06/10/2020
Tráfego móvel cai com isolamento e maior dependência do Wi-Fi

01/10/2020
Sebrae: Pandemia faz disparar a procura de cursos online pelas PMEs

01/10/2020
Covid-19: maioria teme o uso dos dados pessoais nos serviços públicos online

24/09/2020
TSE convoca empresas a apresentarem soluções para voto online

21/09/2020
Justiça trava Trump e suspende banimento do WeChat nos EUA

18/09/2020
Ainda sem chancela de Trump à Oracle, EUA banem TikTok e WeChat no domingo

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site