OPINIÃO

Business Intelligence não morreu. Está mais vivo do que nunca

Por Augusto Fleck*
02/10/2020 ... Convergência Digital

A indústria mudou, ao longo dos anos, e esta mudança só faz aumentar. O momento atual, por exemplo, que demandou tantas renovações nos modelos de negócio de todos os setores, não poupou o ambiente industrial. Se antes era necessário adotar tecnologia para acompanhar, gerir, os funcionários, operações, processos e outros itens in company, hoje tudo isso é ainda mais necessário, visto que as empresas foram obrigadas a se dividir entre o ambiente presencial e o trabalho remoto, demandado em muitos casos por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Fato é que, da gestão de colaboradores à de processos, suprimentos, produção e logística, a indústria é um dos segmentos que mais precisa de dados para ser bem gerenciada. Por isso, é uma das verticais que mais tem a ganhar com a tecnologia de Business Inteligence (BI).

Ferramentas de BI podem trazer o diferencial necessário para conferir mais eficiência, flexibilidade e visibilidade, baseando-se na coleta e análise do imenso fluxo de dados - estruturados e não-estruturados - que é produzido nos diversos departamentos de uma companhia.

Muitos CIOs e CEOs de grandes companhias já sabem disso. Estudo da McKinsey indica que 69% dos gestores industriais acreditam que analytics em áreas como manutenção preditiva de equipamentos, marketing e análise de produtos, será crucial para o sucesso dos negócios. Jogamos em cima tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas, e o BI ganha ainda mais peso.

Há, ainda, outras vantagens que o BI pode trazer à indústria. Vamos a elas:

1. Confiabilidade da informação e decisões assertivas

O poder analítico trazido pelo BI dá aos gestores de negócio conhecimento, informações, insights mais confiáveis sobre a organização e seus públicos, compilando dados de diferentes setores em interfaces simplificadas, com indicadores de performance (KPIs) e resultados. Isso contribui para uma tomada mais segura e informada das decisões, reduzindo o risco estratégico para o negócio.

2.  Ganho de eficiência

A tecnologia de BI e Analytics cataliza a melhoria nos processos internos, por meio da análise rápida de grandes volumes de dados gerados em diversos departamentos. Assim, gestores podem analisar diversos fatores, como performance das equipes, custos , qualidade de produtos, e, a partir disso, melhorar os ambientes e métodos com a alocação apropriada de recursos. Praticamente qualquer processo interno de uma empresa, da gestão da matéria-prima até a entrega do produto final, pode ser simplificado com o BI.

3.Melhoria da gestão financeira

As ferramentas de BI podem ser empregadas para analisar lucros e perdas na operação, otimizando recursos e melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) realizado. Com estas soluções, é possível identificar novos caminhos para rentabilizar as capacidades produtivas do negócio, assim como reavaliar o custo-benefício de estratégias que estão com rendimento abaixo do esperado.

4.Maior controle logístico e produtivo

Gerenciar e avaliar a performance de sua logística pode ser muito aprimorada com o uso do BI. Com a análise rápida dos dados, empresas podem ter a agilidade necessária para garantir entregas com a precisão e qualidade adequada. Além disso, diminui-se os riscos de falha nestes processos, resultando também na redução de custos em logística. Novos indicadores de qualidade também podem ser adicionados, como o feedback de clientes.

5.Qualificação e controle de storage e warehouse

As empresas também podem qualificar o controle de seus estoques com o BI, analisando informações para rastrear e controlar melhor as matérias-primas e lotes de produtos. Estas soluções também podem ser usadas nos testes de novos produtos, colaborando na melhoria de processos e soluções de possíveis problemas na hora de mandá-los para a linha de produção.

Augusto Fleck é CTO da BIMachine

 


Carreira
Vivo está com 1.000 vagas abertas call centers em Curitiba e Fortaleza

As etapas do processo seletivo e a admissão serão 100% digitais e os interessados têm de ter habilidade para trabalhar em home office. Precisam ter ensino médio completo, domínio de informática e pacote office.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G